História da Matemática

segunda-feira, setembro 04, 2006

Euler

Matemático suiço (1707 - 1783)

Leonhard Euler foi provavelmente o maior matemático de todos os tempos.
Nascido em 15 de abril de 1707 na Basiléia, Suíça, Euler escreveu mais de quinhentos livros e artigos sobre os mais diversos assuntos da Matemática. Redigia com tanta facilidade que costumava dizer ironicamente que seu lápis era muito mais inteligente que ele.
Mas acabou pagando um preço muito caro por esse duro trabalho: em 1735, ficou cego do olho direito.
Em nada o abateu esse triste acontecimento. Euler continuou escrevendo mais e mais artigos.
Durante os 25 anos em que trabalhava na Academia de Berlim, Produziu cerca de trezentos trabalhos científicos. Mesmo assim, Frederico, o Grande, imperador da Alemanha, não gostava de Euler.
Frederico preferia um matemático nobre, mais afeito às coisas mundanas da corte. Como podia ele gostar de um bruto, nada sofisticado, cuja única preocupação era a Matemática?
Referia-se a ele rudemente como o ciclope da Matemática. Mas os leais amigos, como vingança, afirmavam que Euler, com um único olho, enxergava mais Matemática que todos os matemáticos da corte reunidos!
Em 1776, Euler percebeu que estava perdendo a visão do outro olho. Apesar desse duro golpe, continuou fazendo descobertas que eram ditadas aos seus filhos.
Quase todos os símbolos que usamos atualmente num ramo da Matemática - a Trigonometria - são praticamente os mesmos criados por Euler em 1748.
Completamente cego, mas trabalhando com a mesma intensidade, Euler morreu em 1783.

De acordo com o site: http://www.hmat.hpg.ig.com.br

1 Comments:

  • At 9:28 AM, Anonymous Anônimo said…

    Euler foi um otimo matematico cuja sua historia e surpreendente apesar de tudo de fica cego ele superou tudo com força e muita coragem amei conhecer um pouquinho dele
    comentario:GIRLANE CAMILA ARAUJO

     

Postar um comentário

<< Home