História da Matemática

segunda-feira, setembro 04, 2006

Gauss

Matemático alemão (1777 - 1855)

Carl Friedrich Gauss era filho de camponeses pobres e estudou com o incentivo da mãe e de um tio, já que o pai não era muito favorável a isso. Sua precocidade na Matemática foi uma das mais famosas na história: aos três anos, já sabia efetuar adições; aos dez, despertava a atenção dos professores pela facilidade em fazer operações complexas.
Recebeu, por isso, o apoio do duque de Braunschweig, que lhe garantiu recursos para que se dedicasse à Matemática e a outros estudos. Em 1795, tornou-se aluno da Universidade de Göttingen, publicando, quatro anos depois, o livro Disquisitiones arithmeticae [Indagações aritméticas], no qual reúne as idéias que desenvolveu desde os 17 anos de idade. Entre elas está a demonstração matemática de que é possível desenhar alguns polígonos regulares utilizando apenas esquadros e compasso, mas não qualquer polígono.
Ele prova, por exemplo, que um heptágono regular não pode ser assim construído. Essas demonstrações colaboraram para estabelecer o conceito de impossibilidade em Matemática, que atingiria grande desenvolvimento com Gödel, um século e meio depois.
Entre outros trabalhos importantes, Gauss fez a demonstração do teorema fundamental da Álgebra; definiu o conceito de números complexos (bem como representação geométrica); e formulou a chamada lei de Gauss, que trata da distribuição de certos valores ao longo de uma curva em forma de sino (contribuição extremamente valiosa no campo da Estatística).
Dedicou-se também à Astronomia determinada aórbita de cometas e do asteróide Ceres, e calculou a localização geográfica dos pólos magnéticos terrestres.
Aos 68 anos de idade, aprendeu russo, língua que chegou a dominar com perfeição. Faleceu lúcido e venerado como "príncipe da Matemática". Sua vida, porém conteve também dissabores: perdeu duas esposas, que morreram muito jovens, e dentre seus filhos apenas um sobreviveu a ele.
De acordo com o site: http://www.hmat.hpg.ig.com.br

8 Comments:

  • At 10:18 AM, Anonymous Anônimo said…

    first

     
  • At 4:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    nossa que texto grade

     
  • At 4:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    nossa que texto grade

     
  • At 8:00 PM, Blogger Tom Weris said…

    eu gostei,mais a minha mão esta doento

     
  • At 8:02 PM, Blogger Tom Weris said…

    eu gostei, mais minha mão esta doento

     
  • At 7:17 AM, Anonymous Anônimo said…

    naum gostei desta pesquisa pq naum tem quase nada.caramba

     
  • At 9:07 PM, Anonymous Anônimo said…

    que lixoo AFF,TENTE SER MAIS EXPECIFICO,entra um assunto ai embola col outro e vice-versa
    nus aff mesmo

     
  • At 9:35 AM, Anonymous Anônimo said…

    gostei mas pora podia ser mais curto minha mão esta doendo de copiar...

     

Postar um comentário

<< Home