História da Matemática

segunda-feira, setembro 04, 2006

História dos Problemas

Desde os tempos mais remotos os textos de matemática incluem problemas para os leitores resolverem.
Os textos mais antigos como os Egípcios, os Babilônios e os Chineses eram compostos por uma lista de problemas cujas soluções eram depois fornecidas. Por exemplo, o mais antigo destes textos, de origem egípcia, conhecido por Papiro de Rhind contém uma colecção de 85 problemas.
Os problemas eram escolhidos como uma forma de ensinar, ao leitor, a matemática, sendo muitas vezes colocados por grau de dificuldades; por outro lado estes problemas refletem, muitas vezes, as necessidades das sociedades, os diferentes aspectos da vida quotidiana, etc.
Livros com problemas matemáticos apareceram em todas as civilizações, ao longo da história até aos nossos dias. Espantosamente, o mesmo problema aparece em textos de civilizações diferentes e em diferentes períodos da história.
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.
De acordo com a página: http://www.suapesquisa.com/matematica

1 Comments:

  • At 11:08 AM, Anonymous Anônimo said…

    ave uma merda qq isso
    uma drOOga tira isso num me ajudou e nada

     

Postar um comentário

<< Home