História da Matemática

segunda-feira, setembro 04, 2006

Renè Descartes

Filósofo e matemático francês (1596 - 1650)

René Descartes perdeu a mãe com um ano de idade e sempre apresentou saúde muito frágil, a ponto de ter-lhe sido permitido, na época escolar, permanecer em casa quando necessário. seus biógrafos costumam sugerir que, por esse motivo, ele tenha adquirido o hábito de elaborar e redigir seus trabalhos na cama.
Descartes recebeu sua educação em escolas jesuíticas, o que o fez compreender muito bem a força que a Igreja Católica possuía. Isso o levou a interromper, na época da condenação de Galileu, a escrita de um livro em que defendia as idéias de Copérnico.
Esse episódio não o impediu, porém, de criar, na década seguinte, uma teoria segundo a qual o universo estaria organizado em vórtices em permanente rotação e dentro de cada um estaria localizado um corpo celeste. O vórtice que conteria a Terra estaria em órbita em torno do Sol.
Mais tarde, Descartes deixou a França, transferindo-se para a Holanda, onde a cultura protestante lhe oferecia um ambiente mais propício para desenvolver seu trabalho. Ali permaneceria quase que pelo resto de sua vida.
Descartes tinha uma concepção mecanista do universo: para ele, tudo podia ser descrito como se fosse constituído de componentes mais simples, tais como pontos, distâncias e movimentos. Mesmo ao discorrer sobre o corpo humano, buscou descrevê-lo como um sistema de mecanismos mecânicos. Com uma opinião bastante incomum para época, afirmava que a própria alma estaria situada fora do corpo e que o intercâmbio enre ambos se processara através da glândula pineal, localizada no cérebro.
Na matemática, foi o primeiro a utilizar sistematicamente as letras do alfabeto para representar as constantes, as variáveis e as incógnitas. Também estabeleceu o uso dos expoentes e o símbolo da raiz quadrada.
Conta-se que sua criação mais famosa nesse campo ocorreu (mais uma vez) enquanto se achava na cama e observava uma mosca voando. Deu-se conta, então, de que toda posição ocupada pela mosca podia ser determinada pela intersecção de três planos ortogonais, paralelos às faces do aposento. Isso o levou a desenvolver o sistema de coordenadas que até hoje utilizamos para produzir gráficos bi e tridimensionais.
Esse princípio levou ao desenvolvimento de uma geometria inteiramente baseada nele: a Geometria Analítica. Com isso, pela primeira vez na história da Matemática, conseguia-se integrar totalmente a Álgebra à Geometria, abrindo um novo campo de explorações que teria desdobramentos enormes nos séculos seguintes.
Descartes aceitou, em 1649, um convite para trabalhar na corte da Suécia. O clima desse país não se revelou nada propício a sua saúde, levando-o a morrer de pneumonia durante o primeiro inverno em que ali viveu.
De acordo com o site: http://www.hmat.hpg.ig.com.br

2 Comments:

  • At 10:14 AM, Blogger jho jho said…

    esse tambem é otimo poiis tudo de q eu precisava ta va
    eu tmbem adorei

     
  • At 3:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    rafa adorei...
    otimo conteudo...bjs

     

Postar um comentário

<< Home