História da Matemática

segunda-feira, setembro 04, 2006

Sistema Mesopotâmico

Nas escavações arqueológicas realizadas nas cidades da Mesopotâmia foram encontrados milhares de placas de barro, contendo numerosas inscrições. Em algumas delas, os registros referiam-se a números.
Usando um bastonete, os escribas da Mesopotâmia escreviam sobre estas placas, com o barro ainda mole. Depois, elas eram cozidas no fogo ou apenas secas ao sol.
No sistema numérico da Mesopotâmia, a unidade era representada pelo sinal representado por um cravo de ponta cabeça, parecido com uma cunha. Os números de um a nove eram escritos utilizando tantos cravos fossem necessários pra igualar o número de cravos ao número que deveria ser representado.
Para escrever dez, eles usavam o mesmo símbolo, porém em posição horizontal.
A numeração dos mesopotâmicos é de base 60, porém esse sistema é muito confuso, pois qualquer representação menos cuidadosa, que não espaçasse devidamente os sinais, certamente causaria confusão.
As antigas civilizações da Mesopotâmia desapareceram e, com elas, o seu sistema numérico. Entretanto, alguns vestígios nos acompanham até os dias de hoje. Na contagem do tempo, sessenta segundos compõem um minuto e sessenta minutos compõem uma hora. Esta contagem por grupos de sessenta é devida à base sessenta da numeração mesopotâmica.
De acordo com o site: http://www.hmat.hpg.ig.com.br

74 Comments:

  • At 8:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    otima resposta amei me ajudou muito no trabalho de matemática

     
  • At 7:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    muito da hora vai me ajuda muito no trabalho da matematica

     
  • At 7:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    muito da hora vai me ajuda muito no trabalho da matematica

     
  • At 11:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    obrigada.agora,eu aposto que tirarei 10 no trabalho de matematica.

     
  • At 7:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    oi me ajudou mto tmbm no trablaho de matemática + falta alguma coisa como eu escrevo 11.660 e 36.001 no sistema mesopotâmico???

     
  • At 7:55 PM, Blogger Beatriz said…

    ajudou mt
    mais faltou como c escreve os numeros nesswe sistema
    mais foi mt legal

     
  • At 7:39 PM, Anonymous Anônimo said…

    ótima mas esta faltando os numeros mesopotamicos que era essencial para o trabalho

     
  • At 10:13 AM, Anonymous Anônimo said…

    Nossa me ajudo muitoo no meu trabalho !!Só falto os simbolos...Mas pelo menos eu fiz aquela bosta ¬'

     
  • At 2:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    me envie um saites que fala do poder politico e releguioso na antiguidades Oriental
    porfavor o hotma´paulo_tomadon@hotmail.com

     
  • At 3:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Obg agora tirarei um dez de certeza

     
  • At 6:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    AMEI ME AJUDOU MUITO NO TRABALHO DE MATEMATICA {ATE DE DEMAIS}

     
  • At 9:05 PM, Blogger Rauana said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 7:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    pucha falto as regras do sistema mas o resto fico bom

     
  • At 3:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    valeu! eu amei! vai me ajudar bastante no trabalho de matemática também! =)

     
  • At 4:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    faltam os símbolos e como escrever os números compostos com zeros, o sessenta, por exemplo.O 100, 101, 1001, etc.

     
  • At 10:41 PM, Blogger Raissa said…

    Nossa foi muito util para mim muito obrigado

     
  • At 12:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    tômará q me ajude nesse trabalho de matematica/!
    BrigadinhoO

     
  • At 9:01 PM, Anonymous Anônimo said…

    Uma boxtta

     
  • At 2:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    me ajudou muito no meu trabalho de matematica!parabéns pelo site maravilhoso que vcs criaram!!! beijos

     
  • At 6:50 PM, Anonymous Anônimo said…

    que bosta num me ajudou em nada num mostra os numeros ve se cooca ai no blogg

     
  • At 6:57 PM, Blogger kathelyn said…

    nada á ver com o trabalho!!!!

     
  • At 8:57 PM, Blogger Mariana said…

    uma merda issO nao me ajudou en nd
    nao tem os numeros q merda é essa

     
  • At 8:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    q bosta naum tem numeral naum me ajuda em nada.
    naum copiem se for trabalho...

     
  • At 10:41 AM, Blogger priscilla said…

    hehehe vai me ajudar a tirar dez no trabalho irrÙ

     
  • At 8:17 PM, Blogger fabiana said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 12:25 PM, Blogger jose andrade de lacerda said…

    nossa voces nem me mostrou o sistema mesopatamico!!!!!!!!!queria tanto que voces me mostrassem,porque eu tenho um trabalhão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tchau filha da puta!!!!!!!!!!!!!

     
  • At 8:00 PM, Blogger gabi said…

    Kiih merdah isso é um lixo..naum acho nada do q eu preciso

     
  • At 10:31 PM, Blogger gabi said…

    carambah naum miih ajudou em merda nenhuma vo levar 0 no trabalho de matematica...

     
  • At 6:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    nao me ajudou muito, pois eu queria ver uma tabela com as grafias dos números ;/ preciso escrever o número 900 em sistema mesopotâmico ¬¬

     
  • At 9:58 PM, Anonymous Anônimo said…

    idiota

     
  • At 10:03 PM, Blogger andresa a super gata said…

    mariana e os outros que não colocaram o nome se vcs tivessem prestado atenção na hora que o professor falou vc não ia precisar pesquisar o meu professor nem espricou direito e eu já sei seus burro

     
  • At 7:15 PM, Blogger ĐØΔÇØ€Ş Đ€ ₣ØŦØŞ ₣ΔҜ€ said…

    e bom mais ainda falta muita coisa

     
  • At 7:23 AM, Blogger tamiresd_deus said…

    Adooooooooooro Essa Bosta Me ajudou pra caranba ! Valeu Site
    Tu é,bOOM pRA XúXú !

     
  • At 7:40 AM, Blogger tamiresd_deus said…

    Olha eu axo Assim se esse site naum te ajudou a resolver seu problema ! Pooxa que pena mais naum persisa xingar !
    Poorque iiso naum vai ajudar en nada !

     
  • At 5:00 PM, Blogger Marcos Paulo said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 5:17 PM, Anonymous Anônimo said…

    Não Me Ajudo em Nadaa Pois Num Era sobre numeração mesopotamica ?
    AFF

     
  • At 10:13 PM, Blogger nathalia said…

    Oi...isso me ajudou muito mais precisava de três exemplos para terminar meu trabalhoo...vlw.

     
  • At 8:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    esta porra nao nao me ajdou

     
  • At 10:20 AM, Blogger Mariana said…

    aguém pode me ajudar com essa questão que não consigo resolver?
    escreva para mim os números 758 e 226 no sistema mesopotâmico de numeração.




    se puderem ainda hoje e antes dás :11:30

    E ANTES DE TUDO MUITO OBRIGADA.

     
  • At 10:29 AM, Blogger Mariana said…

    quando eu Mariana disse ainda hoje é dia 14/05/10 antes dás : 11:30

     
  • At 12:17 AM, Blogger solanemallmann2011 said…

    e solana estou estudando muito e uma merda

     
  • At 12:18 AM, Blogger solanemallmann2011 said…

    SOLANA!!!!
    estou estudando hahaha

     
  • At 9:35 AM, Anonymous valeria said…

    Trabalho de matematica!!!!!

     
  • At 8:24 PM, Anonymous Anônimo said…

    Muito boa essa resposta talvs eu tire 10 no trabalho de matemática, mas faltou os símbolos.Arruma ae..!!!

     
  • At 9:48 PM, Anonymous Lidia said…

    Hum...eu gostei sim deste texto ja escevi só falta o professo deixa a nota espero que seja boa e agradecerei au esse site

     
  • At 8:45 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ajudou bastante obrigado pela resposta! :)

     
  • At 9:17 PM, Blogger isabelle said…

    obrigada me ajudou no trabalho

     
  • At 6:31 PM, Anonymous Izabelle said…

    Muito obrigada pela ajuda.Dessa vez eu tiro uma nota ótima no trabalho de matemática.Quando precisar fazer outro trabalho já aonde procurar.*-*

     
  • At 11:55 AM, Anonymous Anônimo said…

    da ora obrigaduh me ajudou no trabalho de matemática

     
  • At 6:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    po velho me ajudou no meu trabalho de matemática
    VALEEUU....bjus s2

     
  • At 9:16 PM, Anonymous Ana Caroline said…

    O certo é sistema mesopotaneo ou mesopotamico.
    Ou as duas alternativas são a mesma coisa?

     
  • At 9:57 AM, Blogger Leila said…

    aff's escola ninguem merece.......só da bagunsa lá...

     
  • At 10:16 PM, Anonymous Anônimo said…

    eu queria os números ...............

     
  • At 9:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    obrigado mim ajudou muito no meu trabalho .beijos.

     
  • At 10:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    com que se faz o numero 36.001 em mesopotamico

     
  • At 10:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    com que se faz o numero 36.001 em mesopotamico

     
  • At 9:18 AM, Anonymous Anônimo said…

    gostei muito só que eu queria os números mesopotamicos para poder motrar no trabalho mais ajudou muito OBRIGADO

     
  • At 1:37 PM, Anonymous Anônimo said…

    nao tem numeros que merda

     
  • At 7:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    tem nada a ver do que eu quero

     
  • At 7:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    tem nada a ver do que eu quero

     
  • At 7:33 PM, Anonymous Anônimo said…

    ñ tem nada a ver ñ me ajudou bosta nenhuma

     
  • At 10:19 AM, Anonymous Anônimo said…

    nao me ajudou em nada

     
  • At 2:37 PM, Blogger ddddddd said…

    sua resposta e muito feia fila da puta vai toma no seu cu nao sabe fazer nada pq de vc eu tirei um zero sua mae da o cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

     
  • At 3:24 PM, Anonymous yris said…

    pode me ajudar muito no trabalho de mtmtc

     
  • At 10:15 AM, Anonymous Anônimo said…

    muito bom me ajudo muito!!!!

     
  • At 8:37 AM, Anonymous Anônimo said…

    Não me ajudou em nada essa merda!

     
  • At 1:15 PM, Blogger Gabiih said…

    Pk esse povo filho da puta xinga seu blog senão gosto problema de vcs se tiro zero problema de vcs terem copiado pk são burros então ela deu o melhor que ela podia agora calem a boka e tomem nos seus cuus senão gostaram

     
  • At 9:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Toma no cú man'

     
  • At 6:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    valeu me ajudou no trabalho de matematica












     
  • At 6:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    valeu me ajudou no trabalho de matematica

     
  • At 9:46 AM, Anonymous Anônimo said…

    me ajudou mnt no treabalho

     
  • At 9:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    nuss' me ajudou muiitto no meu ttraballho de mattemattica!!

     
  • At 3:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    EU ESTOU NO 3 ANO DO ENSINO MÉDIO E ISSO NÃO TEM NADA A VER COM O SISTEMA MESOPOTÂMICO

     
  • At 3:52 PM, Anonymous carla said…

    Muito obrigado eu amei mais cadaveis que eu estuda e estuda eu apredo mais

     

Postar um comentário

<< Home