História da Matemática

segunda-feira, setembro 04, 2006

Tales

Filósofo grego (625a.C. - ?)

Os próprios gregos consideraram que Tales foi o mais antigo de seus filósofos, e que teria trazido seus conhecimentos do Egito.
Tales é considerado um dos precusores da ciência, pois substitui as explicações míticas sobre o universo pelas explicações físicas. De seu trabalho, porém, restam apenas fragmentos, além de referências deixadas por outros pensadores.
consta que Tales teria conseguido medir a altura de uma pirâmide egípcia comparando a sombra por ela projetada com a de uma haste vertical. Aplicou, com isso, uma relação matemática existente entre triângulos semelhantes. Analogamente, ele teria medido a distância, à costa, de um navio em alto-mar.
Tales e seus seguidores afirmavam que deveria existir um princípio único, ou substância fundamental, que permanecesse imutável, embora participando dos fenômenos mutáveis do universo. Para eles, essa substância seria a água.
Os astros teriam natureza terrestre, mas seriam todos incandescentes, como o Sol. A Lua, porém - e Tales foi o primeiro a afirmar isso -, seria iluminada pela luz solar, o que permitiria explicar os eclipses lunares. Ele teria também conseguido prever um eclipse solar, de fato ocorrido, segundo cálculos astronômicos atuais, em 585 a.C. Essa previsão teria sido utilizada para atemorizar os exércitos que participavam de uma guerra, fazendo-os suspender uma batalha que se realizaria e firmar um acordo de paz.
De acordo com o site: http://www.hmat.hpg.ig.com.br

3 Comments:

  • At 8:38 PM, Blogger Sarinha said…

    Puxa! Esse tal de Tales é muito inteligente, eu já tinha ouvido falar nele, mas nunca quis conhecer. Eu nem posso acreditar que ele conseguiu medir uma pirâmede com a sombra dela!!

     
  • At 3:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    acho q poderiam postar algo mais sobre a historia de tales; por exemplo oq ele estava fezento quando descobriu o metodo muitas pessoas nao sabem seria bem interesante !!!!!!!!!!!!

     
  • At 5:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    nossa ele e muito inteligente

     

Postar um comentário

<< Home